terça-feira, 23 de julho de 2013

Multicultural Market Enschede - Barraca Tuga

No primeiro fim-de-semana de Julho dei asas à minha veia de cozinheira/gestora/empresária/vendedora/operadora turística. Foi o Multicultural Market aqui em Enschede e nós representamos Portugal (e muito bem, diga-se de passagem). A ideia inicial era fazermos um pequeno investimento, sermos nós a cozinhar tudo e termos uma barraquinha com produtos portugueses. Acabou por ser um evento muito maior do que esperávamos inicialmente e também muito melhor. Tivemos o apoio da Casa Bocage (café em Amesterdão, de portugueses, só com produtos portugueses) para os pastéis de nata, bolinhos de bacalhau, rissóis de camarão e chouriços, Sumol e Compal. O salame de chocolate foi home-made (nunca tinha visto tanto chocolate e bolacha Maria juntos) e ainda fizemos baba de camelo e aletria. Tivemos ainda o apoio da região de turismo de Portugal em Haia que nos enviou 120kg de flyers, mapas, posters e livros sobre Portugal.
Vendemos 504 pastéis de nata, 100 bolinhos de bacalhau e 11 salames de chocolate (os restantes produtos não sei os números certos). Distribuímos 90kg de informação sobre Portugal. E passamos muitas, muitas horas a pé.
Adorei a experiência, falar com as pessoas, ouvi-las dizer tão bem do nosso país, senti um orgulho muito grande durante todo o fim-de-semana. O lucro não foi muito grande mas ainda deu 60€ a cada um (somos 5), 10 kg de carne para um churrasco e um consolo durante o fim-de-semana a petiscar o que "já não dá para vender". Foi também muito bom ver os amigos extra-tuga a ajudarem-nos e a sentirem também um bocadinho de Portugal como sendo deles.
Agora estamos em fase de avaliação para decidir se aceitamos o convite de ir à Alemanha também em representação do nosso país.   

Preparação das bandeirinhas. 1º carregamento do carro. Produção dos salames de chocolate. Alguns dos flyers sobre Portugal.

Barracas antes da montagem. 1ª fornada de pastéis de nata. Salame, rissóis e bolinhos de bacalhau. Visita da representante do presidente da Câmara (Sra de amarelo). A equipa. Um dos nossos ajudantes. O cabaz. O cantinho turístico. A equipa e alguns ajudantes. O cansaço ao final do último dia.

3 comentários:

Clara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Clara disse...

Mas que bem!! :) Esse teu ajudante é o Juan, marido da Sandra, não é? :)

Ana disse...

É sim. E foi o nosso melhor ajudante já que fala todas as línguas, holandês, alemão, espanhol, português, francês, italiano. Era um espectáculo vê-lo a chamar a atenção das pessoas em várias línguas. Ehehehe